O Procurador de Justiça Marcelo Lima Buhatem tomou posse hoje, dia 19, como desembargador do Tribunal de Justiça do Rio. Durante a cerimônia, realizada no Órgão Especial do TJRJ, o magistrado disse que na eleição, em que concorreu para a vaga do Quinto Constitucional reservada ao Ministério Público, se esforçou para aglutinar as forças amigas e mostrar que chegar ao Tribunal não era apenas uma simples vontade que dá e passa, mas, sim, um desejo real de efetivar direitos fundamentais do cidadão.
Natural do Maranhão e botafoguense, o novo desembargador lembrou que, aos 17 anos, deixou um alentado berço, em São Luís, para vir estagiar em lugares humildes no Rio de Janeiro. Frisou que esta experiência foi a responsável para que escolhesse a carreira no Ministério Público, onde atuou por 20 anos. Elogiou e agradeceu muito o aprendizado no órgão, assim como aos amigos e colegas de profissão; aos seus familiares, em especial, às duas filhas (Marcela e Rafaela); aos pais; à mãe das meninas, por sua criação exemplar, a desembargadora Renata Cotta; ao pai dela, Enéas Cotta, e à atual namorada.
Na solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Zveiter, disse que, assim como contribuiu efetivamente para o Ministério Público, Marcelo Buhatem também o fará no Judiciário, em função de sua larga experiência profissional. “Se não tomasse posse neste Tribunal, certamente o faria lá no Maranhão”.
O primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Antonio Eduardo Ferreira Duarte, falando em nome da Magistratura fluminense, frisou que Marcelo Buhatem é um ícone do pensamento jurídico nacional. “Sua posse é inequivocamente salutar para a sociedade, sendo uma valiosa oxigenação para a Magistratura. Por ser ele um fiscal severo da lei, egresso do MP estadual, em muito engrandece agora o nosso TJ”, afirmou.
O procurador-geral de Justiça, Cláudio Soares Lopes, também lembrou a larga experiência do novo desembargador nas lutas institucionais do Ministério Público e seu conhecimento especial na área de interesses difusos. Soares Lopes disse que a posse representa uma perda para o órgão ministerial devido ao grande valor do magistrado. “Mas diante do excelente conhecimento jurídico, Buhatem tem qualidades para um ótimo desempenho no Judiciário fluminense”.
O desembargador, que chegou à sessão acompanhado de seus padrinhos, os desembargadores Luiz Leite Araújo e Luiz Fernando Ribeiro, foi escolhido pelo governador Sérgio Cabral, no último dia 6, para ocupar a vaga do Quinto Constitucional reservada ao Ministério Público.
Dentre as várias autoridades que lotaram o plenário do Órgão Especial, estiveram presentes o presidente do TJ do Maranhão, desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto; o deputado Edson Lobão Filho, representando a governadora do Maranhão, Roseana Sarney; o deputado estadual Wagner Montes, representando a Alerj; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio, Jonas Lopes de Carvalho; o 1º e o 3º vice-presidentes do TJRJ, desembargadores Antonio Eduardo Ferreira Duarte e Antônio José Azevedo Pinto; o presidente da Amaerj, desembargador Antonio César Siqueira; o desembargador do TJ do Maranhão Jorge Rachid; entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
(o conteúdo desta informação foram cedidas ou copiadas)