terça-feira, 29 de junho de 2010

Barra da Tijuca ganha primeiro "Eletroposto" do País

Para facilitar a vida desses poucos motoristas inovadores, que usam veículos movidos à energia elétrica, a Petrobrás BR Distribuidora inaugurou o primeiro posto de abastecimento do País, no Posto BR Parque das Rosas, na Barra da Tijuca, em junho de 2009. Podem abastecer no “Eletroposto” bicicletas, scooters, segaways, minicarros, carros e ônibus. Para os veículos abastecidos com energia solar, o preço varia de R$ 5 a R$ 35, para até quatro horas. O posto funciona 24h.
“A Barra da Tijuca é um bairro que já apresenta uma concentração de vendas de bicicletas e motos elétricas, o que permitiu a instalação do primeiro Eletroposto. No local, é possível recarregar baterias de veículos elétricos por meio de energia solar limpa e renovável”, explica Paulo da Luz Costa, Gerente de Tecnologia e GNV da Rede de Postos da BR Distribuidora. Dotado de um conjunto de placas fotovoltaicas (dispositivos usados para converter energia solar em elétrica) ligadas a um inversor do tipo “Sunny Boy”, o Eletroposto gerencia a energia que fará a recarga das baterias.
Os cariocas têm ainda mais motivos para usar esse tipo de combustível, já que está disponível também um segundo Eletroposto da BR que fornece a recarga de baterias, desde maio de 2010. Ele está situado na Lagoa Rodrigo de Freitas e oferece tomadas comuns. Para esses casos, o serviço é gratuito. “O eixo Lagoa–Barra se constitui atualmente na primeira eletrovia, pois permite a circulação de veículos elétricos com autonomia para recarga entre as pontas”, revela.
O volume de abastecimento ainda é pequeno, com menos de cinco veículos por semana. “O consumidor do veículo elétrico tem preferência por abastecer em sua própria casa. O uso do Eletroposto é eventual, e atende a uma demanda emergencial, inesperada ou imperiosa e sua expansão acompanhará a demanda”, analisa o gerente.
De acordo com Luz, a proposta da empresa está baseada no pioneirismo e na inovação pela geração e disponibilização da energia renovável nos postos de serviço. “Garantimos aos consumidores o abastecimento do seu veículo, qualquer que seja a forma do combustível: gasolina, etanol, diesel, GNV ou mesmo energia elétrica, de forma responsável e com sustentabilidade”, afirma. Segundo ele, a cobrança não é pela energia, mas pelo serviço disponibilizado, da energia solar, em virtude do alto custo do investimento (cerca de R$ 70 mil).
A estratégia de ampliação do serviço dependerá do mercado. “Todo local que apresentar expansão de vendas de carros, motos ou bicicletas, concentrada em um bairro ou município, será avaliado para receber ponto de recarga de veículos elétricos”, conclui.
Fonte: Margareth Santos

2 comentários:

(o conteúdo desta informação foram cedidas ou copiadas)